Saber como precificar produtos pode ajudar a salvar seu negócio de prejuízos, seja por não alcançar o faturamento necessário ou devido ao acúmulo de estoque.
Afinal, ao seguir os passos ideais, você conseguirá encontrar um valor que consiga proporcionar bons rendimentos a sua empresa, ao mesmo tempo em que é compatível com o seu público-alvo.
Quer entender mais sobre esse processo? Continue lendo…
1. Calcule o custo por unidade
O primeiro passo de como precificar produtos é entender quanto sua empresa gasta para produzir ou adquirir uma unidade.
No caso de produção própria, considere custos como matéria-prima, mão de obra, tempo empregado na produção, distribuição e até mesmo despesas de maquinário — não esqueça de calcular uma média gasta apenas com uma unidade.
Em relação a produtos comprados, esse cálculo é ainda mais fácil, pois você apenas deve considerar o valor de cada unidade.
2. Entenda o que é markup
O markup corresponde ao índice de marcação, obtido através de um cálculo que considera os custos fixos, variáveis e margem de lucro estimada pela empresa.
Primeiro, vamos entender cada um desses conceitos:
- Custos fixos (CF): são aqueles relacionados ao funcionamento do empreendimento, como aluguel, água, luz e remunerações;
- Custos variáveis (CV): são aqueles que alteram conforme a produção e venda;
- Margem de lucro (LP): porcentagem esperada de ganho sobre o preço de cada venda.
E para calcular o markup, utilize essa fórmula:
Markup = 100[100 – (CV + CF +LP)
Atenção: recomendamos calcular o markup de todos os produtos comercializados por sua empresa, encontrando um índice de marcação adequado a cada um.
3. Respeite a margem de lucro
O lucro é o principal objetivo de toda empresa, que corresponde, basicamente, à diferença entre o faturamento total do negócio e as despesas necessárias para alcançá-lo.
Como não existe uma margem de lucro padrão para todas as companhias — dado que essa porcentagem depende de fatores bastante variáveis — sua empresa deve encontrar um valor mais adequado às próprias características, incluindo o público e mercado.
E claro: essa margem de lucro deve ser positiva e capaz de proporcionar um bom retorno ao empreendedor, tornando o negócio vantajoso.
Portanto, durante o processo de como precificar produtos, sempre considere uma porcentagem que determine valores nem tão altos para espantar os consumidores, mas nem tão baixos para não gerar prejuízos.
4. Estude o mercado
O mercado no qual a empresa está inserida impacta em inúmeras decisões, inclusive, no processo de como precificar produtos.
Afinal, em setores mais luxuosos ou que comportam preços elevados, seu negócio pode estabelecer valores mais altos, sem se preocupar em acumular estoque. Em contrapartida, há mercados que são mais populares, exigindo das empresas preços menores.
O estudo do mercado também vai te ajudar a entender quais são os valores cobrados pela concorrência nas mercadorias iguais ou semelhantes, permitindo que sua empresa se mantenha no padrão e consiga atrair clientes.
5. Contabilize os custos e as despesas
Ao contabilizar os custos e as despesas durante o processo de como precificar produtos, você garante que o valor determinado para as mercadorias seja suficiente para cobrir todos esses gastos.
Em relação aos custos, estes correspondem a todo capital destinado à produção dos produtos, como compra de matéria-prima, mão de obra, custos de distribuição e entre outros.
Por outro lado, as despesas representam o capital destinado à manutenção da empresa, como as contas de luz, água, taxas, impostos, comissões…
6. Conheça o cliente
Ainda que todas as etapas anteriores sejam fundamentais para você aprender como precificar produtos, também é importante sempre considerar, durante todo o processo, o seu consumidor final.
Até porque, não adianta chegar a um valor suficiente para cobrir seu markup, mas que não seja compatível com o poder aquisitivo do público-alvo da sua empresa.
Em outras palavras: se estiver caro demais, você não vai vender!
Portanto, ao longo do estudo de mercado, colete também informações relacionadas ao cliente ideal, como média de gastos com produtos do seu setor, remuneração mensal e até mesmo períodos de maior compra.
7. Use a margem de contribuição
A margem de contribuição é um indicador financeiro ideal para ser aplicado durante o processo de como precificar produtos.
Para calcular esse índice, utilize essa fórmula:
Margem de contribuição = valor das venda – (custos variáveis + despesas variáveis)
Nesse cálculo, você deve considerar as despesas variáveis como todos os gastos que mudam em cada período, como os impostos e comissões. Além disso, o valor das vendas corresponde ao preço final do produto.
Siga todos os passos acima e saiba como precificar produtos corretamente, garantindo para seu negócio um bom retorno financeiro!
Entre em Contato