Análise de crédito para pessoa jurídica: como funciona?

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Sua empresa deseja solicitar uma linha de crédito empresarial? Prepare-se para enfrentar as burocracias que envolvem a análise de crédito para pessoa jurídica!

Presente em todos os processos de concessão de crédito, essa etapa é fundamental para proteger tanto a instituição financeira quanto seus clientes.

Continue lendo para entender tudo sobre esse procedimento. Boa leitura!

O que é análise de crédito para pessoa jurídica?

A análise de crédito para pessoa jurídica é uma das etapas do processo de liberação de crédito em que a instituição financeira levanta alguns dados da empresa, com o intuito de avaliar se esta consegue arcar com as condições de pagamento estabelecidas.

As informações coletadas durante essa fase são, principalmente, aquelas relacionadas à saúde financeira da empresa. Além disso, os fatores considerados podem ser tanto internos, como também externos, por exemplo, a reputação no mercado. 

Enfim, a análise de crédito para pessoa jurídica considera todas as principais características do negócio que podem, de alguma forma, afetar seu desempenho financeiro e sua capacidade de arcar com os compromissos. 

Qual a importância da análise de crédito?

O processo de análise de crédito para pessoa jurídica importa bastante para a instituição financeira, pois ajuda a evitar a cessão de crédito para empresas que não possuem condições de pagar.

Em outras palavras: essa etapa diminui as chances de inadimplemento e prejuízo para o credor. 

Para as empresas solicitantes, a análise também proporciona benefícios para sua saúde financeira, uma vez que determina as condições de crédito e pagamento mais adequadas ao perfil financeiro do negócio. E claro, com a redução das chances de inadimplemento, a empresa também evita os juros, a negativação e demais consequências. 

Tipos de análise de crédito para pessoa jurídica

Durante esse processo, a instituição financeira realiza três tipos diferentes de avaliação. Veja abaixo quais são:

Análise retrospectiva

Avalia o passado financeiro da empresa, destacando os períodos de maior dificuldade, os riscos enfrentados, bem como as estratégias utilizadas para atenuar suas consequências. O principal objetivo dessa fase é identificar as dificuldades que o negócio pode enfrentar enquanto o contrato de empréstimo estiver vigente.

Análise de tendências

Com base no crédito que será concedido e demais variáveis financeiras, é realizado uma avaliação das tendências futuras para a empresa. Com base em tal avaliação, é feita uma estimativa se o cliente terá realmente condições de continuar honrando seus compromissos, ainda que surjam imprevistos. 

Análise creditícia

Por fim, através das informações e estimativas levantadas nas fases anteriores, a instituição determina o valor que o cliente poderá receber sem gerar altos riscos para ela. 

Quais são as etapas da análise de crédito para pessoa jurídica?

Além das análises realizadas acima, esse processo também é composto de outras etapas importantes, que ajudam a determinar as condições mais adequadas à empresa solicitante.

Uma dessas etapas é a combinação de informações relacionadas ao perfil financeiro da empresa e se este é compatível com aquele procurado pela instituição. Afinal, enquanto alguns bancos atendem todos os perfis, outros preferem focar na cessão de crédito para microempreendedores — com limites mais baixos e condições melhores — e entre outros.

Além disso, a instituição realiza uma classificação minuciosa do cliente, considerando sua saúde financeira, histórico, situação do mercado e demais informações necessárias. 

Alguns bancos também criam categorias de clientes, como classes, tornando necessário a categorização de cada empresa que entra em contato. Essa estratégia acelera a liberação do crédito, dado que já existem faixas de limites criadas, necessitando apenas a classificação correta da cliente em um dos grupos.

Quais documentos são solicitados?

Para uma análise de crédito correta, a instituição financeira solicita ao cliente uma série de documentos, tanto relacionados ao registro do negócio, como também as suas finanças.

Ainda que cada banco possui sua relação própria de documentos, os mais solicitados são: 

  • Identificação dos sócios;
  • Contrato social atualizado;
  • Recolhimento do FGTS;
  • Distribuição de ações;
  • Certidão negativa de débitos;
  • Resumo da situação de balanço patrimonial;
  • Balancetes capazes de demonstrar a saúde financeira;
  • Histórico de faturamento dos últimos 6 meses ou mais;
  • Histórico de alterações contratuais devidamente registradas na Junta Comercial.

Entendeu como funciona? Com a antecipação de recebíveis, o processo é um pouco menos burocrático. Entre em contato conosco para entender melhor!

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São Paulo, 15 de abril de 2021.

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