Como empreender na crise: veja 7 dicas essenciais!

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Descobrir como empreender na crise é um desafio que todo negócio precisará enfrentar um dia!

Se está enfrentando esse desafio, saiba que é possível sua empresa não apenas superar esse momento, como também aproveitar o cenário para crescer!

Afinal, de um lado, você enfrentará novas dificuldades, mas, de outro, ganhará novas possibilidades. 

Nesse artigo, você vai aprender como empreender na crise com 7 dicas práticas para implementar na sua empresa!

Por que empreender na crise? 

Em 2020, diversos donos de negócios tiveram que aprender a como empreender na pandemia, mas a verdade é que um bom empreendedor precisa estar sempre pronto para lidar com situações difíceis. 

Queira ou não, vão acontecer momentos ruins na economia — ainda mais em um país emergente como o Brasil. Segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 60% das empresas fecham em menos de 5 anos por aqui, tornando essencial desenvolver a resiliência do negócio para conseguir passar por situações de crise.

Inclusive, se sua empresa souber contornar bem o momento, é possível transformar as dificuldades em algo vantajoso e lucrativo!

Confira algumas vantagens de empreender na crise:

Menos concorrência

Em um cenário de dificuldade econômica, é difícil novos participantes quererem arriscar entrar no mercado.

Além disso, seus próprios concorrentes diretos também estão buscando novas formas de ajustar o negócio para sobreviver ao cenário ruim, abrindo espaço para sua empresa se destacar. 

Mais oportunidades

Uma crise costuma mexer completamente nos hábitos de consumo de uma sociedade. 

Veja, por exemplo, a pandemia. Segundo uma pesquisa da McKinsey & Company, a digitalização de empresas e consumidores avançou o equivalente ao esperado para os próximos 5 anos em 8 semanas.  

Ou seja, ocorreu um processo de digitalização para os negócios continuarem funcionando com as medidas de distanciamento social. 

Para as empresas que souberam aproveitar esse momento, foi possível mudar a forma de atendimento, entrega, organização e muito mais, provocando, de certa forma, um avanço no negócio.

7 dicas essenciais para empreender na crise

A seguir, seguem algumas sugestões de como empreender na crise:

Estude as tendências de mercado 

Como falamos, a crise tende a transformar os padrões de consumo da sociedade e as pessoas começam a consumir mais um tipo de serviço/produto do que outros — por exemplo, durante a pandemia, os gastos com delivery cresceram 149%, segundo a Mobills. 

Por isso, você precisa olhar para o mercado e realizar uma análise das mudanças de comportamento dos seus clientes. O que eles passaram a consumir? Quais itens eles estão priorizando? Quais eles reduziram o consumo? 

Com base nisso, você pode verificar quais tendências fazem sentido para seu negócio e implementar!

Entenda as necessidades do seu público

Como dizem, empreender é solucionar problemas. 

Então, pergunte-se: quais são as novas dificuldades dos seus clientes nesse cenário de crise? O que eles mais estão precisando? Quais são as novas objeções? 

Com essa análise, é possível descobrir para onde você direcionará seus esforços. Por exemplo, se você observar que a demanda aumentou para um serviço diferente da especialidade da sua empresa, busque melhorar essa atividade. 

Para entender melhor essas demandas, é essencial conversar sempre com todos os seus colaboradores, principalmente com o time de vendas e atendimento do seu negócio.

Procure enxugar o negócio

Como nem tudo são flores, é preciso ajustar os gastos e investimentos do seu negócio ao novo cenário, afinal, pode ser que você tenha uma redução brusca de faturamento até encontrar uma nova alternativa para a crise. 

Nesse sentido, procure revisar o seu fluxo de caixa a fim de encontrar possíveis gastos que a sua empresa pode cortar. Por exemplo, se vocês ainda têm um gasto expressivo com papel, experimentem digitalizar documentos. 

Além disso, outras dicas interessantes são: 

  • Coloque a equipe em modelo híbrido ou home office; 
  • Negocie com fornecedores; 
  • Priorize os produtos com mais demanda; 
  • Reavalie desperdícios de estoque. 

Busque inovar

A inovação é o principal caminho para saber como empreender na crise. Em geral, é quando a dificuldade aparece que buscamos novas soluções para se adaptar à situação. 

Por isso, esse é um ótimo momento para pensar: “o que posso fazer diferente no meu negócio hoje?”

Você pode mapear os processos da sua empresa e pensar em uma maneira de tornar a operação mais rápida, pensar em um novo produto para empresa, criar uma promoção, refletir como melhorar a experiência do cliente… 

Enfim, existem diferentes formas de inovar seu negócio.

Para ter novas ideias, procure ver o que as outras empresas (não precisa ser apenas do seu mercado!) estão fazendo para contornar a crise. 

Estude alternativas de fontes de crédito

Em momentos de crise, é importante ter sempre alternativas de fontes de crédito.

Dentre as possibilidades, destaca-se a antecipação de recebíveis, que permite antecipar à vista o recebimento de vendas feitas a prazo. É uma forma simples e ágil de ajustar o fluxo de caixa da empresa sem ter que passar por toda a burocracia que envolve solicitar um empréstimo.

Invista em marketing

Possivelmente, a quantidade de clientes da sua empresa vai reduzir durante o cenário de crise, então, você precisará atrair novos. 

E o marketing será um dos seus maiores aliados nesse momento. 

Nesse momento, é essencial pensar em estratégias baratas, mas eficientes de divulgar a sua empresa e alcançar novos consumidores. Confira algumas dicas que podem te ajudar: 

  • Crie uma oferta/promoção interessante; 
  • Trabalhe o branding da sua empresa;
  • Invista no marketing digital.

Trabalhe na fidelização de clientes

Atrair novos clientes é bom, mas fidelizar os clientes antigos é melhor ainda. 

Então, busque maneiras de aumentar o consumo dos próprios clientes e melhorar a experiência de compra. 

Assim, além de aumentar a receita, você ainda consegue a divulgação gratuita da sua empresa pelos consumidores satisfeitos!

Nota final

Por fim, saiba que ter ideais para empreender na crise e passar por esse momento não é fácil. 

No entanto, se a sua empresa conseguir superar esse cenário, tenha certeza que estará mais preparada para o futuro. 

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Leia também: Linhas de crédito para empresas: conheça as 5 principais!

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