Descobrir como empreender na crise é um desafio que todo negócio precisará enfrentar um dia!
Se está enfrentando esse desafio, saiba que é possível sua empresa não apenas superar esse momento, como também aproveitar o cenário para crescer!
Afinal, de um lado, você enfrentará novas dificuldades, mas, de outro, ganhará novas possibilidades.
Nesse artigo, você vai aprender como empreender na crise com 7 dicas práticas para implementar na sua empresa!
Por que empreender na crise?
Em 2020, diversos donos de negócios tiveram que aprender a como empreender na pandemia, mas a verdade é que um bom empreendedor precisa estar sempre pronto para lidar com situações difíceis.
Queira ou não, vão acontecer momentos ruins na economia — ainda mais em um país emergente como o Brasil. Segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 60% das empresas fecham em menos de 5 anos por aqui, tornando essencial desenvolver a resiliência do negócio para conseguir passar por situações de crise.
Inclusive, se sua empresa souber contornar bem o momento, é possível transformar as dificuldades em algo vantajoso e lucrativo!
Confira algumas vantagens de empreender na crise:
Menos concorrência
Em um cenário de dificuldade econômica, é difícil novos participantes quererem arriscar entrar no mercado.
Além disso, seus próprios concorrentes diretos também estão buscando novas formas de ajustar o negócio para sobreviver ao cenário ruim, abrindo espaço para sua empresa se destacar.
Mais oportunidades
Uma crise costuma mexer completamente nos hábitos de consumo de uma sociedade.
Veja, por exemplo, a pandemia. Segundo uma pesquisa da McKinsey & Company, a digitalização de empresas e consumidores avançou o equivalente ao esperado para os próximos 5 anos em 8 semanas.
Ou seja, ocorreu um processo de digitalização para os negócios continuarem funcionando com as medidas de distanciamento social.
Para as empresas que souberam aproveitar esse momento, foi possível mudar a forma de atendimento, entrega, organização e muito mais, provocando, de certa forma, um avanço no negócio.
7 dicas essenciais para empreender na crise
A seguir, seguem algumas sugestões de como empreender na crise:
Estude as tendências de mercado
Como falamos, a crise tende a transformar os padrões de consumo da sociedade e as pessoas começam a consumir mais um tipo de serviço/produto do que outros — por exemplo, durante a pandemia, os gastos com delivery cresceram 149%, segundo a Mobills.
Por isso, você precisa olhar para o mercado e realizar uma análise das mudanças de comportamento dos seus clientes. O que eles passaram a consumir? Quais itens eles estão priorizando? Quais eles reduziram o consumo?
Com base nisso, você pode verificar quais tendências fazem sentido para seu negócio e implementar!
Entenda as necessidades do seu público
Como dizem, empreender é solucionar problemas.
Então, pergunte-se: quais são as novas dificuldades dos seus clientes nesse cenário de crise? O que eles mais estão precisando? Quais são as novas objeções?
Com essa análise, é possível descobrir para onde você direcionará seus esforços. Por exemplo, se você observar que a demanda aumentou para um serviço diferente da especialidade da sua empresa, busque melhorar essa atividade.
Para entender melhor essas demandas, é essencial conversar sempre com todos os seus colaboradores, principalmente com o time de vendas e atendimento do seu negócio.
Procure enxugar o negócio
Como nem tudo são flores, é preciso ajustar os gastos e investimentos do seu negócio ao novo cenário, afinal, pode ser que você tenha uma redução brusca de faturamento até encontrar uma nova alternativa para a crise.
Nesse sentido, procure revisar o seu fluxo de caixa a fim de encontrar possíveis gastos que a sua empresa pode cortar. Por exemplo, se vocês ainda têm um gasto expressivo com papel, experimentem digitalizar documentos.
Além disso, outras dicas interessantes são:
- Coloque a equipe em modelo híbrido ou home office;
- Negocie com fornecedores;
- Priorize os produtos com mais demanda;
- Reavalie desperdícios de estoque.
Busque inovar
A inovação é o principal caminho para saber como empreender na crise. Em geral, é quando a dificuldade aparece que buscamos novas soluções para se adaptar à situação.
Por isso, esse é um ótimo momento para pensar: “o que posso fazer diferente no meu negócio hoje?”
Você pode mapear os processos da sua empresa e pensar em uma maneira de tornar a operação mais rápida, pensar em um novo produto para empresa, criar uma promoção, refletir como melhorar a experiência do cliente…
Enfim, existem diferentes formas de inovar seu negócio.
Para ter novas ideias, procure ver o que as outras empresas (não precisa ser apenas do seu mercado!) estão fazendo para contornar a crise.
Estude alternativas de fontes de crédito
Em momentos de crise, é importante ter sempre alternativas de fontes de crédito.
Dentre as possibilidades, destaca-se a antecipação de recebíveis, que permite antecipar à vista o recebimento de vendas feitas a prazo. É uma forma simples e ágil de ajustar o fluxo de caixa da empresa sem ter que passar por toda a burocracia que envolve solicitar um empréstimo.
Invista em marketing
Possivelmente, a quantidade de clientes da sua empresa vai reduzir durante o cenário de crise, então, você precisará atrair novos.
E o marketing será um dos seus maiores aliados nesse momento.
Nesse momento, é essencial pensar em estratégias baratas, mas eficientes de divulgar a sua empresa e alcançar novos consumidores. Confira algumas dicas que podem te ajudar:
- Crie uma oferta/promoção interessante;
- Trabalhe o branding da sua empresa;
- Invista no marketing digital.
Trabalhe na fidelização de clientes
Atrair novos clientes é bom, mas fidelizar os clientes antigos é melhor ainda.
Então, busque maneiras de aumentar o consumo dos próprios clientes e melhorar a experiência de compra.
Assim, além de aumentar a receita, você ainda consegue a divulgação gratuita da sua empresa pelos consumidores satisfeitos!
Nota final
Por fim, saiba que ter ideais para empreender na crise e passar por esse momento não é fácil.
No entanto, se a sua empresa conseguir superar esse cenário, tenha certeza que estará mais preparada para o futuro.
Gostou desse artigo? Então, compartilhe e ajude a divulgar essas dicas importantes!
Leia também: Linhas de crédito para empresas: conheça as 5 principais!