Tipos de recebíveis: conheça os principais!

Compartilhe este artigo

Você sabe quais são os tipos de recebíveis? O que esses valores representam para o caixa da sua empresa?

Os recebíveis são um dos elementos mais importantes do planejamento financeiro de um negócio, pois constituem as receitas futuras da empresa.

Dessa forma, o gestor deve conhecer quais são os tipos de recebíveis, assim como a modalidade de crédito voltada a esses valores. Continue lendo para descobrir tudo isso… 

O que são recebíveis?

Os recebíveis são valores monetários que entram no caixa de uma empresa, originados de vendas a prazo de determinado produto ou serviço.

Como o cartão de crédito é a forma de pagamento utilizada por 52 milhões de brasileiros, os recebíveis originados de venda a prazo costumam representar a maior parte do faturamento dos negócios, principalmente se os produtos comercializados forem de alto valor.

Ademais, esses recebíveis são importantes para a organização financeira da empresa, pois permitem que os gestores tenham noção do faturamento mínimo futuro, podendo tomar melhores decisões.

Esses valores de receita futura também são utilizados na antecipação de recebíveis, modalidade de crédito bastante utilizada pelas empresas atualmente.

Afinal, como imprevistos podem acontecer a qualquer momento, sua empresa não pode apenas ter como suporte os empréstimos, principalmente quando possui valores a receber.

Como os recebíveis impactam o planejamento financeiro da empresa?

Os recebíveis são todas as contas a receber. 

Ou seja, os valores ganhos através de vendas parceladas ou de receitas futuras, mas que apenas serão recebidas por sua empresa em determinado período.

Diante disso, o controle desses recebíveis torna-se fundamental para a organização financeira do seu negócio, permitindo que o gestor determine a viabilidade de investimentos ou até contratação de créditos.

Até porque, caso todos os recebíveis sejam adiantados, seu negócio corre o risco de ficar sem receita futura, ficando incapaz de cumprir as obrigações financeiras em alguns meses.

Ou pior: entrando em uma bola de neve de empréstimos.

Principais tipos de recebíveis

Como dissemos, os recebíveis representam os valores que sua empresa vai receber a prazo. 

Inclusive, eles compõem o ativo financeiro da sua companhia!

Devido à variedade de formas de pagamento, existem também vários tipos de recebíveis — cabendo à sua empresa escolher os que deseja trabalhar.

Os principais tipos de recebíveis são:

  • Vendas a prazo;
  • Vendas parceladas;
  • Vendas por cartão de crédito;
  • Duplicatas;
  • Carnês;
  • Cheques pré-datados;
  • Boletos bancários emitidos;
  • Depósitos em conta.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito disponível para as empresas, que permite adiantar o recebimento de receitas futuras, ou seja, receber à vista o valor de vendas realizadas a prazo.

A principal vantagem da antecipação de recebíveis é positivar o capital de giro, sobretudo quando sua empresa não possui recursos suficientes para pagar todos os fornecedores e demais despesas.

Inclusive, o melhor momento para contratar a antecipação de um dos tipos de recebíveis é quando sua empresa precisa de capital, possui valores a receber de vendas a prazo e não deseja recorrer aos empréstimos.

Por exemplo, imagine que sua empresa fez uma grande venda, parcelada em 10 meses, e que um dos equipamentos de produção quebrou. Em vez de contratar um empréstimo, a melhor alternativa, nesse caso, é antecipar esse recebível.

Benefícios da antecipação de recebíveis

Além de melhorar o capital de giro, a antecipação de um dos tipos de recebíveis também proporciona às empresas excelentes benefícios.

São eles:

  • Evitar empréstimos: devido às taxas de juros altas, essas linhas de crédito nem sempre são vantajosas. Por isso, a antecipação de recebíveis é uma excelente alternativa aos empréstimos;
  • Facilidade de contratação: diferente dos empréstimos e financiamentos, o processo de contratação da antecipação de recebíveis é bem mais fácil e prático, com menos burocracias;
  • Menor chance de inadimplência: ao antecipar os recebíveis, o capital de giro da sua empresa fica positivo, evitando assim possíveis atrasos nos pagamentos.

Ainda que possua ótimos benefícios e seja uma alternativa para momentos de aperto financeiro, a antecipação de recebíveis deve ser apenas acionada se sua empresa possuir um bom planejamento financeiro.

Caso contrário, ao invés de solucionar o problema, a linha de crédito poderá gerar lacunas no fluxo de caixa futuro, impedindo que sua empresa possua recursos suficientes para quitar todas as despesas — precisando, ao final das contas, recorrer aos empréstimos.

Faça sua antecipação de recebíveis com a Azura Digital!

Imagine poder contratar a antecipação de recebíveis online, de forma 100% digital, sem abrir mão da segurança?

Com a Azura Digital, você consegue!

Os nossos produtos são oferecidos de forma 100% remota, com máximo de segurança e agilidade.

Assim, sua empresa terá em pouco tempo o crédito que precisa para pagar suas despesas ou realizar investimentos importantes.

Compartilhe este artigo

Leia mais

Posso lhe Ajudar?