Projeção de faturamento: saiba como fazer!

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Qual é a projeção de faturamento da sua empresa para esse ano?

Se você ainda não conhece esse indicador, saiba que está deixando passar um dado fundamental para o planejamento da sua empresa. 

Sem saber a previsão de receita, fica difícil estipular metas coerentes, organizar o financeiro ou preparar o estoque, por exemplo. 

Nesse artigo, explicaremos mais sobre a projeção do faturamento e você saberá o passo a passo de como fazer! Continue lendo para saber mais…

O que é a projeção do faturamento?

Projeção de faturamento é a previsão de quanto a empresa deve receber dentro de um determinado período. Trata-se de uma estimativa da receita das vendas de produtos ou serviços prestados pela organização. 

Por que fazer a projeção do faturamento?

A projeção financeira serve para o gestor conseguir ter uma previsibilidade da receita e, assim, criar um planejamento mais eficiente.

Essa estimativa pode ter diversas funções, como:

Efetuar a gestão financeira

Primeiro, com a previsão do faturamento, é possível conciliá-lo com os gastos e dívidas da empresa. Por exemplo, se o gestor sabe que a projeção é R$200.000, então, o ideal é adequar novos custos dentro desse limite. 

Desse modo, é possível tomar decisões menos equivocadas e evitar ficar no vermelho no final. 

Estabelecer metas coerentes

Para atingir a previsão, é preciso atingir um determinado número de vendas (se quiser descobrir quantas, basta dividir a projeção de faturamento pelo ticket médio dos produtos/serviços da empresa). 

Então, com esse dado, você consegue estipular metas diárias, semanais ou mensais para alcançar o valor. 

Organizar a contabilidade

Dependendo do valor do faturamento de uma empresa, o regime tributário da empresa pode pode precisar ser modificado. No Simples Nacional, por exemplo, a receita máxima é de R$ 4,8 milhões.

Por isso, caso a projeção seja maior do que o limite do seu regime, é preciso começar a organizar a contabilidade o quanto antes. 

Preparação do estoque

Ao invés de comprar os produtos com fornecedores de forma arbitrária e, por vezes, acabar com o estoque parado ou insuficiente, você pode utilizar a projeção de faturamento para descobrir a quantidade de mercadorias necessárias para atingir a receita estipulada. 

Além disso, é possível negociar melhor com o fornecedor, propondo contratos de longo prazo, por exemplo. 

Como fazer projeção de faturamento?

Confira o passo a passo para fazer a projeção do seu faturamento:

Tenha o histórico de faturamento

O primeiro passo é descobrir as receitas dos meses e anos anteriores.

Nesse caso, você pode utilizar o faturamento do ano anterior como referência ou pegar os rendimentos dos três últimos meses, fazer uma média e multiplicar pela quantidade de meses que você quer projetar (pode ser anual, trimestral, semestral e o período que quiser). 

Contudo, vale dizer que receita passada não é sinônimo de receita futura, então, não utilize apenas o histórico como base. 

Avalie os indicadores financeiros 

Em seguida, você pegará todos os dados do seu fluxo de caixa, assim como os indicadores financeiros, como ROI (retorno sobre investimento), lucratividade e CAC (custo de aquisição por cliente).

Sabendo dessas informações, você consegue fazer o faturamento projetado. Por exemplo, se o ROI é 3, você sabe que, investindo R$100, teria como resultado um retorno de R$300, tornando possível calcular a relação entre investimento e retorno anual. 

Saiba as contas a pagar e receber

Para ter uma estimativa do faturamento, você também precisa de uma previsão dos custos, afinal, você precisará, no mínimo, supri-los com a operação. 

Nesse caso, é preciso estimar todas as contas a pagar do negócio, incluindo salários de funcionários, aluguel do espaço, transporte de mercadoria, entre outros. 

Outro ponto importante é saber os recebíveis e os seus respectivos prazos. Diversos negócios trabalham com vendas a prazo e é preciso considerar esse fator na hora de projetar.

Considere cenários diferentes

Quem imaginaria uma pandemia como aquela em 2020? 

Diversos negócios foram surpreendidos com a crise e, consequentemente, viram a previsão do seu faturamento ficar bem longe da realidade. 

Por isso, na hora de projetar, considere um cenário otimista, pessimista e neutro. Desse modo, independente da situação, seu negócio estará preparado.

Acompanhe os resultados

Por fim, saiba que o faturamento projetado é apenas uma estimativa. Você precisa acompanhar para saber se está tudo saindo conforme o planejado e, caso não esteja, procurar novas estratégias para atingir a sua meta!

Com a projeção de faturamento, você também pode fazer a antecipação de recebíveis e adiantar recebimentos futuros da sua empresa para resolver pendências urgentes ou investir na sua empresa. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

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São Paulo, 15 de abril de 2021.

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