Qual é a projeção de faturamento da sua empresa para esse ano?
Se você ainda não conhece esse indicador, saiba que está deixando passar um dado fundamental para o planejamento da sua empresa.
Sem saber a previsão de receita, fica difícil estipular metas coerentes, organizar o financeiro ou preparar o estoque, por exemplo.
Nesse artigo, explicaremos mais sobre a projeção do faturamento e você saberá o passo a passo de como fazer! Continue lendo para saber mais…
O que é a projeção do faturamento?
Projeção de faturamento é a previsão de quanto a empresa deve receber dentro de um determinado período. Trata-se de uma estimativa da receita das vendas de produtos ou serviços prestados pela organização.
Por que fazer a projeção do faturamento?
A projeção financeira serve para o gestor conseguir ter uma previsibilidade da receita e, assim, criar um planejamento mais eficiente.
Essa estimativa pode ter diversas funções, como:
Efetuar a gestão financeira
Primeiro, com a previsão do faturamento, é possível conciliá-lo com os gastos e dívidas da empresa. Por exemplo, se o gestor sabe que a projeção é R$200.000, então, o ideal é adequar novos custos dentro desse limite.
Desse modo, é possível tomar decisões menos equivocadas e evitar ficar no vermelho no final.
Estabelecer metas coerentes
Para atingir a previsão, é preciso atingir um determinado número de vendas (se quiser descobrir quantas, basta dividir a projeção de faturamento pelo ticket médio dos produtos/serviços da empresa).
Então, com esse dado, você consegue estipular metas diárias, semanais ou mensais para alcançar o valor.
Organizar a contabilidade
Dependendo do valor do faturamento de uma empresa, o regime tributário da empresa pode pode precisar ser modificado. No Simples Nacional, por exemplo, a receita máxima é de R$ 4,8 milhões.
Por isso, caso a projeção seja maior do que o limite do seu regime, é preciso começar a organizar a contabilidade o quanto antes.
Preparação do estoque
Ao invés de comprar os produtos com fornecedores de forma arbitrária e, por vezes, acabar com o estoque parado ou insuficiente, você pode utilizar a projeção de faturamento para descobrir a quantidade de mercadorias necessárias para atingir a receita estipulada.
Além disso, é possível negociar melhor com o fornecedor, propondo contratos de longo prazo, por exemplo.
Como fazer projeção de faturamento?
Confira o passo a passo para fazer a projeção do seu faturamento:
Tenha o histórico de faturamento
O primeiro passo é descobrir as receitas dos meses e anos anteriores.
Nesse caso, você pode utilizar o faturamento do ano anterior como referência ou pegar os rendimentos dos três últimos meses, fazer uma média e multiplicar pela quantidade de meses que você quer projetar (pode ser anual, trimestral, semestral e o período que quiser).
Contudo, vale dizer que receita passada não é sinônimo de receita futura, então, não utilize apenas o histórico como base.
Avalie os indicadores financeiros
Em seguida, você pegará todos os dados do seu fluxo de caixa, assim como os indicadores financeiros, como ROI (retorno sobre investimento), lucratividade e CAC (custo de aquisição por cliente).
Sabendo dessas informações, você consegue fazer o faturamento projetado. Por exemplo, se o ROI é 3, você sabe que, investindo R$100, teria como resultado um retorno de R$300, tornando possível calcular a relação entre investimento e retorno anual.
Saiba as contas a pagar e receber
Para ter uma estimativa do faturamento, você também precisa de uma previsão dos custos, afinal, você precisará, no mínimo, supri-los com a operação.
Nesse caso, é preciso estimar todas as contas a pagar do negócio, incluindo salários de funcionários, aluguel do espaço, transporte de mercadoria, entre outros.
Outro ponto importante é saber os recebíveis e os seus respectivos prazos. Diversos negócios trabalham com vendas a prazo e é preciso considerar esse fator na hora de projetar.
Considere cenários diferentes
Quem imaginaria uma pandemia como aquela em 2020?
Diversos negócios foram surpreendidos com a crise e, consequentemente, viram a previsão do seu faturamento ficar bem longe da realidade.
Por isso, na hora de projetar, considere um cenário otimista, pessimista e neutro. Desse modo, independente da situação, seu negócio estará preparado.
Acompanhe os resultados
Por fim, saiba que o faturamento projetado é apenas uma estimativa. Você precisa acompanhar para saber se está tudo saindo conforme o planejado e, caso não esteja, procurar novas estratégias para atingir a sua meta!
Com a projeção de faturamento, você também pode fazer a antecipação de recebíveis e adiantar recebimentos futuros da sua empresa para resolver pendências urgentes ou investir na sua empresa. Quer saber mais? Entre em contato conosco!