O planejamento orçamentário empresarial é fundamental para a saúde financeira do seu negócio.
Além de determinar um limite para os gastos da empresa, esse plano também ajuda a otimizar o lucro do negócio, proporcionando ainda mais retorno aos seus donos.
Não sabe como montar esse planejamento? Continue lendo e aprenda em poucos passos!
O que é o planejamento orçamentário empresarial?
O planejamento orçamentário empresarial é um documento desenvolvido pela empresa, com base em uma projeção de entradas e saídas durante um determinado período de tempo. Esse plano também considera os recursos investidos no negócio.
Dessa forma, é possível determinar um orçamento futuro compatível com a realidade e necessidades da empresa.
O planejamento pode considerar tanto o período de um mês, como também prever os gastos trimestrais, semestrais ou anuais. Contudo, é importante que sua empresa colete todas as informações relacionadas aos custos, sendo o mais detalhista e exato possível.
Vantagens de possuir um planejamento orçamentário empresarial
Dentre os benefícios de realizar um planejamento orçamentário empresarial, destacam-se:
- Maior controle nas despesas;
- Maior organização financeira;
- Maior transparência nas finanças;
- Permanência no saldo positivo;
- Otimização da saúde financeira;
- Melhorar a tomada de decisões;
- Maior facilidade no gerenciamento dos cálculos.
Tipos de planejamento orçamentário empresarial
Ainda que cada empresa tenha suas próprias necessidades e características, com certeza existe um tipo de plano ideal para cada uma. Conheça abaixo os modelos mais usados:
Ajustado
O planejamento orçamentário empresarial ajustado pode ser modificado sempre que houver necessidade, pois seu principal objetivo é estimular o estudo de práticas estratégicas, capazes tanto de aumentar o lucro como de reduzir as despesas.
Base zero
Nesse modelo, sua empresa deve começar a estabelecer um planejamento do zero, desconsiderando o histórico obtido no ano ou período anterior.
Em razão disso, o planejamento base zero é mais indicado para negócios em processo de reestruturação, inclusive, por demandar mais tempo e pessoal para sua elaboração.
Contínuo
Enquanto o orçamento base zero é indicado para os negócios que possuem tempo de sobra para se dedicar nesse planejamento, o orçamento contínuo é ideal para as empresas que precisam de agilidade.
Afinal, esse plano cobre os próximos 12 anos da empresa, sendo revisado ao final desse período. Contudo, caso seja necessário, a revisão pode ocorrer antes.
Estático
No orçamento estático, sua empresa deve determinar um plano que engloba determinado período de tempo e que não possa sofrer modificações. Esse modelo é mais adequado para pequenas empresas, cujas despesas costumam ser fixas.
Além disso, o planejamento orçamentário empresarial é mais fácil de ser analisado e para encontrar possíveis lacunas ou falhas na organização.
Flexível
Diferente do estático, o orçamento flexível abre possibilidade para aumento ou redução nos fatos, sendo ideal para empresas em crescimento ou expansão, pois consegue acompanhar as mudanças e variáveis do mercado.
Histórico
Com base nos números alcançados no número anterior, a empresa deve fazer uma estimativa em relação aos seus gastos e ganhos, incluindo essas informações no orçamento histórico.
Por oferecer dados mais concretos, a elaboração desse planejamento costuma ser mais rápida e necessita de menos pessoas.
Quando devo montar um planejamento orçamentário empresarial?
De modo geral, o ideal é que toda empresa possua um planejamento orçamentário empresarial, dado que esse documento servirá como base para tomadas de decisões estratégicas, sobretudo relacionadas a investimentos.
Além disso, o plano ajuda a melhorar a estruturação dos gastos, diminuir as despesas e até mesmo a encontrar pontos que apenas aumentam os custos sem proporcionar realmente benefícios ou retornos.
Então, caso sua empresa ainda não tenha um planejamento orçamentário, veja abaixo como elaborá-lo o quanto antes!
Passo a passo de como fazer um planejamento orçamentário empresarial
Saiba como montar seu plano e aproveitar todas as suas vantagens!
1. Faça um diagnóstico do negócio
Realize um levantamento de todas as informações relacionadas aos ganhos e gastos do negócio nos anos anteriores. Além disso, analise a situação atual da empresa, considerando seu desempenho no mercado, grau de maturidade no negócio e entre outros.
2. Determine os objetivos da empresa
Toda empresa deve possuir objetivos claros, que vão guiar não apenas a tomada de decisões, como também a elaboração do seu planejamento orçamentário empresarial.
Essas metas devem ser compatíveis com a realidade do negócio e do mercado, bem como possuir o mesmo prazo que o plano.
3. Selecione os elementos do seu orçamento
Nessa etapa, é necessário estabelecer quais elementos farão parte do seu planejamento orçamentário empresarial. Dentre eles, o fluxo de caixa e a relação das despesas não podem ficar de fora da organização.
4. Liste todas as despesas do negócio
Ao longo desse processo de levantamento, considere tanto custos de produção como os operacionais, como aluguel, colaboradores, impostos, luz, água e entre outros.
5. Escolha uma ferramenta de gestão financeira
Para facilitar o desenvolvimento do seu planejamento orçamentário empresarial e a análise dos resultados, recomendamos que você possua uma ferramenta de gestão financeira.
De preferência, escolha uma que disponibilize modelos desse plano, tornando o processo ainda mais rápido e simples.
6. Acompanhe os resultados
Por fim, acompanhe mensalmente os resultados da empresa, realizando as alterações necessárias em seu planejamento orçamentário empresarial.
Dessa forma, será possível continuar otimizando os custos e ganhos do negócio, ajudando-o a crescer a cada dia.