Como você faz a gestão de recebíveis do seu negócio?
Muita empresa se preocupa apenas com os custos e negligencia a organização dos rendimentos.
Contudo, é justamente nos rendimentos que pode estar o problema. Precificação errada, inadimplência dos clientes e falta de registro das contas a receber são apenas alguns desafios que você pode enfrentar nessa parte da empresa!
Nesse artigo, trouxemos algumas dicas valiosas de como fazer a gestão de recebíveis de forma eficiente! Continue lendo para descobrir…
O que é a gestão de recebíveis?
Gestão de recebíveis é o controle dos recebimentos de uma empresa.
Trata-se da organização de todos os rendimentos da organização, que podem acontecer via: boletos, cartões de crédito, à vista, cheques e outras formas.
Dentro da gestão de recebíveis, estão atividades, como:
- verificar o pagamento dos clientes;
- cobrar atrasados e dívidas;
- agendamento de vendas;
- prever o faturamento;
- acompanhar métricas;
- entre outras.
Importância da gestão de recebíveis
Vamos supor que você realizou uma compra para a empresa contando com o recebimento de um cliente e, infelizmente, o pagamento não aconteceu.
Agora, será necessário pegar dinheiro do caixa para arcar com o custo da dívida, reduzindo o seu capital de giro e levando ao atraso de contas.
Basicamente, um simples erro na gestão de recebíveis pode gerar um efeito cascata e deixar o negócio no vermelho.
Essa é a importância de administrar bem os recebimentos da empresa.
Com uma boa gestão de recebíveis, você consegue garantir os pagamentos das contas e evitar possíveis calotes. Além disso, permite planejar melhor investimentos e ter uma melhor previsibilidade de caixa!
Como fazer a gestão de recebíveis?
Confira 5 dicas para realizar uma gestão de recebíveis eficiente:
Registre todos os recebimentos
Um erro frequente de empresas é não saber quanto entra ou sai do caixa. Por isso, para começar, qualquer recebimento da empresa, por menor que seja, precisa ser registrado.
Nesse caso, você pode utilizar planilha, software, caderno ou qualquer outra ferramenta — o importante mesmo é anotar.
Para ser mais eficiente, é importante registrar com informações sobre o recebimento, como nome do cliente, data, formato de pagamento, entre outros dados. Quanto mais completo, melhor!
Categorize os tipos de recebíveis
Sabia que existem diferentes tipos de recebíveis?
Os principais são:
- Vendas a prazo;
- Vendas parceladas;
- Vendas por cartão de crédito;
- Duplicatas;
- Carnês;
- Cheques pré-datados;
- Boletos bancários emitidos;
- Depósitos em conta.
Se o seu negócio trabalha com mais de um desses, é importante anotar o tipo de recebível nos registros, principalmente para saber quando poderá contar com o dinheiro.
Por exemplo, se você trabalha com duplicatas, não é possível contar com o dinheiro imediatamente.
Acompanhe as métricas dos recebíveis
Além de registrar, é essencial analisar os indicadores dos seus recebíveis para ter uma visão mais sistematizada da situação do negócio e tomar decisões mais estratégicas.
Algumas métricas relacionadas são:
- Faturamento: o valor total que entrou na empresa;
- Lucro: quanto sobrou após retirar as despesas;
- Capital de giro: quanto a empresa tem disponível para manter a operação — sua fórmula é (contas a receber + valores do estoque) – (contas a serem pagas e gastos)
- Rotatividade de contas a receber: mede a liquidez das vendas da empresa.
Controle a inadimplência dos clientes
A inadimplência dos clientes é uma questão “normal” dentro das empresas, mas, fora de controle, pode virar um problema para sua operação, já que atrapalha completamente a gestão de recebíveis e o planejamento de seu negócio.
Nesse caso, quem faz a gestão de recebíveis do negócio também fica responsável por cuidar e/ou delegar essa parte.
Algumas dicas são:
- Utilize uma régua de cobrança;
- Amplie as formas de pagamento;
- Proponha acordos;
- Domine a arte da negociação.
Faça a precificação correta
O preço influencia diretamente na gestão de recebíveis do seu negócio.
Se a precificação estiver errada, os rendimentos podem não suprir as despesas da empresa e dar lucro o suficiente para continuar crescendo.
Antecipar recebíveis é uma boa ideia?
E a antecipação das contas a receber? Vale a pena?
Essa é uma linha de crédito bem utilizada por empresas que vendem a prazo.
Nesse tipo de empréstimo, você adianta o dinheiro que entraria somente após um determinado tempo e pode utilizá-lo para outras finalidades, como restabelecer o capital de giro e manter a operação.
É uma opção rápida, prática e sem burocracia, então, pode ser uma solução se o seu negócio está precisando pagar alguma despesa ou fazer um investimento.
Na Azura, você tem um atendimento personalizado conforme a necessidade da sua empresa. Oferecemos total transparência em todo o processo e auxílio na organização financeira do seu negócio. E o melhor: nossa operação é 100% digital. Entre em contato conosco e antecipe seus recebíveis!