Tendências de mercado para 2023: saiba o que esperar!

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Deseja garantir bons resultados no próximo ano? Fique atento às principais tendências de mercado para 2023.

Afinal, elas são indicadores importantes para as empresas saberem qual será o comportamento dos consumidores nos próximos meses ou até mesmo conhecer quais estratégias e tecnologias devem adotar para continuar em alta.

Ao longo desse conteúdo, apresentaremos as maiores tendências de mercado para 2023. Continue lendo para saber mais!

O que são tendências de mercado?

As tendências de mercado são indicadores de algo — solução, estratégia, serviço, processo… — que deverá ser adotado por muitas empresas. Essas tendências também podem significar um comportamento que será seguido pelos consumidores.

Dessa forma, os empreendedores e gestores devem estar sempre atentos a esses fatores, dado que a maioria costuma proporcionar bons resultados aos negócios.

Por exemplo, as empresas que não seguiram a tendência do e-commerce deixaram de ganhar muito dinheiro nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, quando um número considerável dos estabelecimentos físicos fecharam as portas.

Qual a importância de acompanhar as tendências de mercado para o futuro?

A principal vantagem de conhecer as tendências de mercado para os próximos anos é poder acompanhar a mudança de comportamento do consumidor, conseguindo manter a empresa atualizada e com bons rendimentos.

Afinal, como dissemos no exemplo do tópico anterior, as empresas que não se adequaram ao ambiente virtual de vendas deixaram de faturar durante a pandemia, sobretudo aquelas que precisaram fechar seus ambientes físicos.

E mesmo com a retomada do comércio, as vendas online continuaram e continuarão em alta, sendo uma tendência de mercado para os próximos anos que as empresas devem acompanhar.

Caso contrário, ficarão para trás da sua concorrência. 

Então, acompanhar as tendências de mercado para 2023 é a melhor forma de garantir para seu negócio bons resultados, dado que este estará alinhado às principais necessidades dos clientes e às estratégias usadas pelos concorrentes.

5 principais tendências de mercado para 2023

Separamos abaixo as tendências de mercado para 2023 que sua empresa não pode deixar de acompanhar:

1. Experiência imersiva do cliente

Com a mudança do nome da empresa Facebook para Meta, o Metaverso reapareceu no topo das discussões do mundo tecnológico.

E mesmo que a inovação ainda esteja em fase de desenvolvimento, a experiência imersiva já se tornou uma das tendências de mercado para 2023, inclusive, sendo adotada pelas grandes empresas e profissionais.

Por exemplo, arquitetos estão usando óculos de realidade virtual para apresentar os projetos aos clientes, proporcionando uma análise imersiva sobre a ideia em desenvolvimento. 

2. Consciência ambiental e ascensão do ESG

O ESG — governança ambiental, social e corporativa — é uma sigla usada desde 2005 para se referir às estratégias sustentáveis que devem ser usadas pelas empresas, como forma de reduzir os impactos ambientais.

Ainda que já tenham se passado mais de 17 anos desde sua criação, esse conjunto de táticas voltou a se destacar em razão do aumento da preocupação com o meio ambiente por parte dos consumidores.

Ou seja, os próprios clientes estão exigindo que as empresas adotem uma postura mais sustentável. Inclusive, 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços apenas de companhias com essa visão.

Em razão dessa mudança de comportamento, a tendência é que as companhias adotem cada vez mais uma cultura de consciência ambiental, provocando a ascensão do ESG. 

3. Transformação digital acelerada

Nos últimos anos, as inovações tecnológicas vêm dominando as tendências de mercado para o futuro. Desde o surgimento de novos equipamentos até o avanço da internet, a cada ano algo novo aparece para contribuir com o crescimento das empresas.

Em 2023 o cenário não será diferente, sobretudo com o aumento no investimento das empresas no Metaverso — que falamos anteriormente. 

Além de uma maior imersão digital nas empresas, também é esperado que mais empresas adotem o regime híbrido, necessário para muitas companhias continuarem operando durante a pandemia. 

Com isso, o mercado tecnológico está buscando investir em:

  • Ferramentas que facilitem o trabalho assíncrono;
  • Maior segurança nos sistemas e bancos de dados digitais;
  • Melhor conexão e integração entre os colaboradores e setores da empresa.

4. Delivery para tudo 

Outra das tendências de mercado para 2023 bastante influenciada pela pandemia é o crescimento no uso de serviço de delivery.

Além da facilidade para os clientes, esse aumento vem sendo potencializado devido aos avanços tecnológicos e pela maior imersão das empresas no mundo digital, com a criação de lojas virtuais.

Inclusive, ao combinar essa tendência com a experiência imersiva, seu negócio tem uma grande oportunidade de agradar ainda mais os clientes, se destacando, principalmente, entre as concorrentes que ainda insistem apenas na experiência pessoal. 

5. Infoprodutos

Por fim, não podíamos deixar de falar de uma das tendências de mercado que vem se destacando ao longo dos anos — influenciada tanto pelo período pandêmico, como também pelo aumento na quantidade de pessoas conectadas.

Os infoprodutos são materiais desenvolvidos e distribuídos digitalmente, podendo ganhar o formato de cursos, apostilas, guias e muito mais.

Esse mercado também vem se destacando por significar uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro, tanto para quem está em busca de uma renda extra como uma remuneração fixa.

Fique atento a todas as tendências de mercado para 2023 e comece a preparar seu negócio para essas mudanças!

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São Paulo, 15 de abril de 2021.

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