Você conhece como funciona a antecipação de recebíveis?
Imagine que sua empresa necessita de crédito imediato para cobrir custos urgentes do negócio. A primeira ideia que vem na cabeça é recorrer a um empréstimo, ainda que os juros sejam altos.
Contudo, lendo esse conteúdo, você vai descobrir uma opção de crédito mais vantajosa que os empréstimos e ideal para situações como essa.
Continue conosco para saber mais!
O que é antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis é uma solução financeira disponível para as empresas que desejam antecipar o recebimento de vendas a prazo (aquelas vendas que entrariam no seu caixa somente nos próximos meses!)
Dentro das modalidades de vendas a prazo que podem ser antecipadas, destacam-se: vendas parceladas, cheques, carnês, cartão de crédito e contratos.
Como funciona a antecipação de recebíveis?
- Abertura de Cadastro sem custos;
- Envio das Notas Fiscais;
- Confirmação, com seu cliente, de que os dados da NF estão ok (valor, vencimento, entrega das mercadorias/realização dos serviços, etc);
- Simulação da operação para seu de acordo;
- Assinatura digital da operação;
- Crédito em conta corrente; e
Envio dos boletos para o cliente final.
Vantagens da antecipação de recebíveis
Descubra os principais motivos para sua empresa optar pela antecipação de recebíveis:
Facilidade de contratação
A burocracia é uma das piores vilãs na contratação de linhas de crédito para empresas, principalmente em grandes instituições financeiras.
Excesso de documentos, demora na análise, falta de informação, má vontade do gerente e entre outros são os fatores que tornam a busca por crédito uma experiência estressante e demorada.
Nas empresas especializadas em antecipação de recebíveis, todo o processo acontece em poucos minutos, desde o pontapé inicial até a liberação do crédito.
Evitar o endividamento da empresa
Na grande maioria dos empréstimos, principalmente os de longo prazo, sua empresa fica pagando parcelas por meses (às vezes, anos!), virando um pesadelo no dia a dia.
Já no cheque especial, modalidade bastante utilizada em emergências, muitas empresas acabam pagando taxas abusivas que comprometam a margem do negócio.
Em contrapartida, ao optar pela antecipação de recebíveis, sua empresa não faz novas dívidas, pois simplesmente está recebendo à vista os créditos de suas vendas a prazo.
Gestão do fluxo de caixa
Um dos maiores desafios das empresas é achar o equilíbrio entre os gastos no presente e recebimentos futuros. Uma das formas mais fáceis de resolver esse problema com essa linha de crédito, já que permite uma maior previsibilidade das suas receitas.
Melhor relacionamento com a cadeia de fornecedores
Ao antecipar as vendas a prazo, sua empresa ganha um maior poder de barganha diante de toda sua cadeia de fornecedores, já que possibilita o pagamento à vista da matéria-prima.
Como consequência, sua empresa passa a ter maior competitividade e descontos, resultando em uma maior margem em seus produtos.
Quando contratar a antecipação de recebíveis?
Mesmo sendo uma excelente alternativa, essa linha de crédito deve ser acionada com bastante cautela e em momentos estratégicos.
Por exemplo, caso a empresa precise de capital para investimentos de curto prazo, a antecipação de recebíveis pode ser uma excelente opção.
Além disso, essa modalidade também pode ser acionada quando há alguma obrigação financeira ou contratempo urgente, sem ter que recorrer ao cheque especial, cujas taxas de juros são maiores.
Contudo, é fundamental possuir em conjunto com essa linha de crédito um planejamento financeiro extremamente eficaz, evitando que esse “valor futuro” não faça falta nos próximos meses.
Nota final
Como você pôde perceber, a antecipação de recebíveis é uma excelente opção de crédito para empreendedores que necessitam de capital rapidamente.
E agora que você já conhece essa modalidade, pode dar adeus aos juros altos dos empréstimos e financiamentos!
Ah! Se precisar antecipar recebíveis da sua empresa, conte com a Azura Digital!
Oferecemos excelentes condições para seu negócio continuar sempre crescendo.
Leia também: Como empreender na crise: veja 7 dicas essenciais!