Não sabe se sua empresa está dando lucro ou prejuízo? Deseja diminuir os custos, mas não sabe em qual setor reduzir? Então, você precisa adotar as métricas financeiras!
Afinal, a melhor forma de manter as finanças em dia é controlando, cuidadosamente, cada um dos gastos e rendimentos.
E como um negócio possui muitas informações financeiras, esse controle deve ser auxiliado por alguns indicadores, capazes de fornecer dados precisos sobre cada setor.
Para te ajudar nessa tarefa, separamos abaixo as principais métricas financeiras. É só continuar lendo…
O que são métricas financeiras?
As métricas financeiras são indicadores utilizados pelos gestores para mensurar o desempenho financeiro de uma empresa. Com isso, é possível determinar se os resultados financeiros alcançados são satisfatórios ou não.
Esses indicadores estão diretamente ligados com desempenhos que impactam, de alguma forma, nas finanças do negócio.
Por exemplo, há métricas financeiras para o fluxo de caixa, que indicam se a empresa está gerando bons resultados — ou apenas prejuízos.
Qual a importância das métricas para saúde financeira da empresa?
As métricas financeiras servem para ajudar o gestor a descobrir os pontos mais fortes e fracos da sua gestão financeira.
Afinal, com esses indicadores, é possível mensurar cada um dos setores que impactam nas finanças e identificar quais estão apresentando resultados insatisfatórios e que precisam, consequentemente, de mais atenção.
Além disso, as métricas oferecem uma análise geral da saúde financeira do negócio, tanto para os atuais gestores, como também para futuros investidores e fornecedores.
E claro: caso a empresa esteja gerando mais prejuízos do que lucratividade, os indicadores vão alertar com antecedência, ajudando a diminuir os impactos negativos — ou até mesmo permitindo que o negócio reverta seu atual cenário.
7 tipos de métricas financeiras
Separamos abaixo os principais indicadores fundamentais para a saúde financeira de todo negócio:
1. Retorno sobre investimento (ROI)
O ROI é uma métricas financeiras mais importantes, pois permite o cálculo do retorno obtido sobre cada investimento realizado em sua empresa. Esses valores são concedidos na forma de percentual.
Desse modo, os gestores poderão identificar quais investimentos são realmente vantajosos, assim como deixar de gastar dinheiro com aqueles que não geram os resultados desejados.
ROI = (Lucro líquido/Investimentos) x 100%
2. Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma das bases de todo negócio, pois permite um maior controle financeiro. Assim, com esse indicador, é possível analisar todos os dados de desempenho da companhia.
Além disso, o fluxo de caixa oferece projeções das movimentações futuras, garantindo uma correção prévia de possíveis desequilíbrios financeiros.
E claro: as decisões estratégicas e de investimentos devem ser tomadas com base em todas essas informações.
3. Lucratividade
O lucro líquido representa o rendimento real da empresa, com todos os devidos abatimentos — impostos, descontos, devoluções e etc… — enquanto a receita bruta é o valor total gerado, sem esses abatimentos.
Por outro lado, a lucratividade é a divisão entre o lucro líquido e a receita bruta, sendo uma das métricas financeiras usadas para mensurar o lucro como um todo.
Lucratividade = Lucro líquido/Receita bruta
4. Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
Para conquistar um cliente, a empresa precisa investir, principalmente em ações de marketing.
E para que esses investimentos não ultrapassem os retornos proporcionados pelos mesmos, você deve implementar o indicador de Custo de Aquisição por Cliente, calculado dessa forma:
CAC = Valor investimento na aquisição de novos clientes/Quantidade de clientes adquiridos
5. Receita Bruta e Receita Líquida
A receita bruta, como dissemos, representa o valor total recebido pela empresa em determinado período, sem a dedução de qualquer abatimento. Por outro lado, a receita líquida é o resultado final após feitas todas as deduções necessárias.
A análise dessas métricas financeiras é importante para garantir um panorama financeiro geral do negócio, tanto em relação às entradas totais como também sobre o lucro real que os empresários estão obtendo.
6. Custo por categoria
O custo por categoria permite ao gestor identificar quais setores do negócio estão demandando mais recursos, podendo realizar uma redução estratégica de gastos.
A divisão da categoria fica a critério de cada gestor, desde que a organização seja clara e considere todas as despesas, incluindo fornecedores, custos de operação, funcionários e etc…
7. Months of cash left
Months of cash left (meses de dinheiro restante, em português) é uma das métricas financeiras mais importantes, pois ajuda a preparar o negócio para períodos de menor rendimento.
Afinal, com base nesse indicador, é possível descobrir por quanto tempo a empresa consegue sobreviver apenas com o dinheiro atual.
Para descobrir o valor do months of cash left, você também deve calcular outra métrica, a burn rate (taxa de queima de dinheiro), que representa a velocidade com que o dinheiro disponível será gasto.
Months of cash left = Valor do capital da empresa/Burn rate